segunda-feira, setembro 23, 2002
Silly Season
Especial: Saiba como estão as negociações para a temporada 2003
Ricardo Perrone - F1 na Web
Como acontece em todo final de temporada, a F-1 vive semanas de especulações, transferências, acordos, falências e novidades. A imprensa procura adiantar todo tipo de negociação e muitas vezes acaba errado por muito. Em outros casos, até na maioria deles, a imprensa européia consegue adiantar as negociações com precisão.
O F1 na WEB, fazendo sua parte de correr atrás da informação, mas sempre deixando absolutamente claro que tudo isso não passa de especulação, procurou fazer uma “investigação” entre alguns de seus contatos na F-1 e conseguiu boas informações para a próxima temporada. O mercado está, segundo as fontes do site, muito menos agitado do que se imagina. A maioria das vagas para a próxima temporada já estão definidas e apenas o anúncio não foi feito pelas equipes.
Muito se falou na possível ida de Da Matta para a Toyota. Realmente nossas fontes confirmam que tudo caminha para que este anuncio seja feito até o GP de Suzuka. Pizzonia, que seria um dos mais cotados para a vaga, tinha um teste marcado com a equipe. No entanto, recebeu um fax cancelando tudo dias depois. Tudo indica que o piloto já foi escolhido e que o acordo já está certo. As informações deixam Da Matta com 90% de chance de ser este piloto.
Outra possível vaga para 2003 é ao lado de Fisichella na Jordan. Felipe Massa está negociando, mas suas chances não são muito grandes neste momento. De acordo com um dos pilotos envolvidos nesta negociação, Eddie Irvine teria quase tudo acertado para voltar à Jordan. Seu salário de cerca de 12 milhões de dólares por temporada fez com que a Jaguar sequer tentasse uma renovação de contrato. Por falar em Jaguar, esta sim pode nos dar mais um brasileiro na F-1.
Antonio Pizzonia, piloto de testes da Williams, deixou os diretores da Jaguar “encantados”. A equipe gostaria de contar com o brasileiro em 2003, mas, a situação não é nada fácil para o amazonense. Mark Webber já está certo na equipe para a próxima temporada. O anúncio é questão de tempo. A outra vaga, a que Pizzonia disputa, é de Pedro De la Rosa. A equipe gostaria de trocar o espanhol por Pizzonia, mas De la Rosa não aceita sair e sua multa seria muito alta para a equipe. O brasileiro depende apenas deste acerto entre Jaguar e De la Rosa para ter sua chance como titular de uma equipe de F-1.
Nas demais equipes a situação é muito clara. McLaren, Ferrari, Williams, BAR, Renault e Sauber já tem sua dupla de pilotos definida e anunciada para 2003. A Arrows não sabe nem se correrá, quanto mais quem serão seus pilotos. A Minardi quer Justin Wilson e Jos Verstappen, e está perto de conseguir. Outra equipe que pode surgir em 2003 é a DART, ex-Prost, que não conseguiu entrar em 2002. De acordo com Tarso Marques, ele e Mazzacane tem tudo acertado para correr na equipe, mas eles não os mantém informados sobre as negociações para finalmente entrar na pista.
Conforme informamos no começo do texto, nada disso é oficial. Tudo que a imprensa pode fazer até que uma equipe anuncie oficialmente seus pilotos é especular, investigar e informar as “especulações”. Existem sites e jornais que deram a transferência de Da Matta como certa e oficial na última semana. O F1 na WEB não enfatizou por entender que até que piloto ou equipe confirmem isso, absolutamente nada é oficial.
Segue a lista das prováveis duplas para 2003:
Ferrari – Barrichello* e Schumacher*
McLaren – Coulthard* e Raikkonen*
Williams – Ralf* e Montoya*
Renault – Trulli* e Alonso*
Toyota – Panis* e Da Matta
BAR – Button* e Villeneuve
Sauber – Frentzen* e Heidfeld*
Jordan – Fisichella* e Irvine
Jaguar – De la Rosa e Webber
Minardi – Wilson e Verstappen
Arrows – absolutamente em aberto
DART – Mazzacane e Tarso Marques
*- Pilotos já confirmados pela equipe.
posted by
Viviane at 11:15:00 PM
|