domingo, janeiro 30, 2005
Findie cinematográfico (novidade...)

posted by
Viviane at 1:27:00 PM
(0) comments
sexta-feira, janeiro 28, 2005
Essa é especial pra Juliana, minha mais nova amiga-de-infância e companheira de baladas. Como ela própria "batizou": Gorgeous Clooney.
Piadinha interna, que só a minha turma do curso de férias vai entender - gente, terminamos sem saber se a coca era fanta ou sprite... ;)
Grandes momentos da noite de ontem:
- as placas de proibido estacionar que "brilham no farol alto", e a Conselheiro Aguiar transformada numa rave;
- Peter cantarolando o Adagio de Albinoni no carro;
- eu e meu zíper arrebentado. Nada como o poder do improviso pra salvar uma balada.
- uma aparição inesperada de Linda Blair e sua "cena da escada" em O Exorcista.
- "o batentinho".
- "Vamos ali no pneu?"
- Ju e o alarme do "carro-esconderijo";
- "esquerda, Ju, esquerda! Não, não, aí é a contramão!"
E aí, quando rola a próxima farra? :)
posted by
Viviane at 1:43:00 PM
(0) comments
quarta-feira, janeiro 26, 2005
Villeneuve fala em vitória da Sauber
F1 na Web
Jacques Villeneuve acredita que a Sauber possa conseguir em 2005 sua primeira vitória na Fórmula 1. O canadense voltou a categoria no final do ano passado, por intermédio da Renault, nas últimas três corridas do campeonato. Entretanto, já havia sido anunciado como piloto oficial da Sauber para 2005.
“A vitória não está fora dos nossos planos. Acho que vamos conquistar alguns pódios e ganhar uma corrida é possível. Tudo depende em que nível estarão os pneus da Michelin.”, disse ao site F1 Central.
A Sauber está na Fórmula 1 desde 1993 e competia com os pneus Bridgestone desde 1998. No final do ano passado anunciou a troca de fornecedor e o acordo com a Michelin.
posted by
Viviane at 10:21:00 PM
(0) comments
terça-feira, janeiro 25, 2005
Terminei indo ver "Closer" de novo, ontem, com a turma do curso de férias. Gostei do filme ainda mais da segunda vez.
Injustiça o Mike Nichols não ter sido indicado ao Oscar de direção. Mas desde quando a Academia é justa?
posted by
Viviane at 11:55:00 PM
(0) comments
Da coluna do Lúcio Ribeiro na Folha Online:
"É "Control" o título provisório do filme sobre Ian Curtis, o líder-mártir do Joy Division. A biografia será dirigida pelo fotógrafo de rock Anton Corbjin, que estréia da direção. Os produtores do filme são Tony Wilson ("A Festa Nunca Termina") e a viúva de Curtis, Deborah. O filme deve ser baseado em "Touching from a Distance", o livro de Deborah sobre o marido que se enforcou nos anos 80. O holandês Corbjin, hoje um dos maiores fotógrafos de rock do mundo, famoso pelo seu trabalho com o U2, decidiu se mudar para a Inglaterra em 1979 para fotografar a sua banda favorita na época, o Joy Division. A decisao de quem vai ser Ian Curtis no cinema será no mínimo polêmica. Estão cotados o astro Jude Law e Sean Harris, que já encarnou Curtis no filme de Tony Wilson."
posted by
Viviane at 11:18:00 PM
(0) comments
"Espero que quando esta carta chegar até aí eu já esteja perfeitamente bem. Tudo isso é causado por uma estranha pressão: o trabalho a ser feito. Estou escrevendo. Você conhece essa sensação. Enquanto não terminar este conto, me sentirei sufocada, em transe. Não é nem uma história trágica, mas aí é que está: ela me arrebata, me engole completamente. Sou Jonas dentro da baleia e só você poderia encantar essa velha baleia para que ela me ponha para fora. Suas cartas conseguiram isso, durante um minuto, mas agora lá estou eu de novo, me debatendo em águas profundas. Tenho plena consciência disso. É o preço que temos que pagar, nós, os escritores: estou perdida, acabada, possuída, e qualquer um que chegue perto de mim eu vejo como se fosse meu inimigo."
Katherine Mansfield
posted by
Viviane at 10:43:00 PM
(0) comments
Brian Molko salvou meu dia.
Strange infatuation seems to grace the evening tide
I'll take it by your side
Such imagination seems to help the feeling slide
I'll take it by your side
Instant correlation sucks and breeds a pack of lies
I'll take it by your side
Over saturation curls the skin and tans the hide
I'll take it by your side
Tick, tock x3
Tick, tick, tick, tick, tick, tock
I'm unclean a libertine
And every time you vent your spleen
I seem to lose the power of speech
You're slipping slowly from my reach
You grow me like an evergreen
You've never seen the lonely me at all
I...
Take the plan, spin it sideways
I...
Fall
Without you, I'm nothing
Without you, I'm nothing
Without you, I'm nothing
Take the plan, spin it sideways
Without you, I'm nothing at all
posted by
Viviane at 9:43:00 PM
(0) comments
Oscar 2005
Melhor Filme
O Aviador
Em Busca da Terra do Nunca
Menina de Ouro
Ray
Sideways – Entre Umas e Outras
Melhor Ator
Don Cheadle, Hotel Rwanda
Johnny Depp, Em Busca da Terra do Nunca
Leonardo DiCaprio, O Aviador
Clint Eastwood, Menina de Ouro
Jamie Foxx, Ray
Melhor Ator Coadjuvante
Alan Alda, O Aviador
Thomas Haden Church, Sideways – Entre Umas e Outras
Jamie Foxx, Colateral
Morgan Freeman, Menina de Ouro
Clive Owen, Closer – Perto Demais
Melhor Atriz
Annette Bening, Being Julia
Catalina Sandino Moreno, Maria Cheia de Graça
Imelda Staunton, Vera Drake
Hilary Swank, Menina de Ouro
Kate Winslet, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Melhor Atriz Coadjuvante
Cate Blanchett, O Aviador
Laura Linney, Kinsey – Vamos Falar de Sexo
Virginia Madsen, Sideways – Entre Umas e Outras
Sophie Okonedo, Hotel Rwanda
Natalie Portman, Closer – Perto Demais
Melhor Direção
Martin Scorsese, O Aviador
Clint Eastwood, Menina de Ouro
Taylor Hackford, Ray
Alexander Payne, Sideways – Entre Umas e Outras
Mike Leigh, Vera Drake
Melhor Roteiro Adaptado
Antes do Pôr-do-Sol, de Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke - baseado nos personagens criados por Richard Linklater e Kim Krizan
Em Busca da Terra do Nunca, de David Magee - baseado na peça de Alan Knee
Menina de Ouro, de Paul Haggis - baseado em histórias do livro Rope Burns, de F.X. Toole
Diários de Motocicleta, de Jose Rivera - baseado nos livros Notas de Viaje, de Ernesto Guevara, e Con el Che por America Latina, de Alberto Granado
Sideways - Entre Umas e Outras, de Alexander Payne e Jim Taylor - baseado no livro de Rex Pickett
Melhor Roteiro Original
O Aviador, de John Logan
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, de Charlie Kaufman
Hotel Rwanda, de Keir Pearson & Terry George
Os Incríveis, de Brad Bird
Vera Drake, de Mike Leigh
Melhor Filme de Animação
O Espanta Tubarões
Os Incríveis
Shrek 2
Melhor Direção de Arte
O Aviador
Em Busca da Terra do Nunca
Desventuras em Série
O Fantasma da Ópera
Eterno Amor
Melhor Fotografia
O Aviador
O Clã das Adagas Voadoras
A Paixão de Cristo
O Fantasma da Ópera
Eterno Amor
Melhor Figurino
O Aviador
Em Busca da Terra do Nunca
Desventuras em Série
Ray
Tróia
Melhor Edição
O Aviador
Colateral
Em Busca da Terra do Nunca
Menina de Ouro
Ray
Melhor Maquiagem
Desventuras em Série
Mar Adentro
A Paixão de Cristo
Melhor Trilha Sonora Original
Em Busca da Terra do Nunca
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Desventuras em Série
A Paixão de Cristo
A Vila
Melhor Canção Original
`Accidentally In Love`, Shrek 2
`Al Otro Lado Del Río`, Diários de Motocicleta
`Believe`, O Expresso Polar
`Learn To Be Lonely`, O Fantasma da Ópera
`Look To Your Path (Vois Sur Ton Chemin)`, A Voz do Coração
Melhor Edição de Som
Os Incríveis
O Expresso Polar
Homem-Aranha 2
Melhor Som
O Aviador
Os Incríveis
O Expresso Polar
Ray
Homem-Aranha 2
Melhores Efeitos Visuais
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Eu, Robô
Homem-Aranha 2
Melhor Documentário
Born Into Brothels
Camelos Também Choram
Super Size Me – A Dieta do Palhaço
Tupac: Resurrection
Twist Of Faith
Melhor Documentário – Curta-Metragem
Autism Is A World
The Children Of Leningradsky
Hardwood
Mighty Times: The Children`s March
Sister Rose`s Passion
Melhor Filme Estrangeiro
As It Is In Heaven (Suécia)
Downfall (Alemanha)
Mar Adentro (Espanha)
A Voz do Coração (França)
Yesterday (África do Sul)
Melhor Curta de Animação
Birthday Boy
Gopher Broke
Guard Dog
Lorenzo
Ryan
Melhor Curta-Metragem
Everything In This Country Must
Little Terrorist
7:35 In The Morning
Two Cars, One Night
Wasp
Distribuição das indicações:
O Aviador - 11
Em Busca da Terra do Nunca, Menina de Ouro - 7
Ray - 6
Sideways - 5
Desventuras em Série, Os Incríveis - 4
O Expresso Polar, O Fantasma da Ópera, Homem-Aranha 2, Hotel Rwanda, A Paixão de Cristo, Vera Drake - 3
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Closer, Colateral, Diários de Motocicleta, Eterno Amor, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Mar Adentro, Shrek 2, A Voz do Coração - 2
Antes do Pôr-do-Sol, As It in Heaven, Being Julia, Born Into Brothels, Camelos Também Choram, O Clã das Adagas Voadoras, Downfall, O Espanta Tubarões, Eu, Robô, Kinsey, Maria Cheia de Graça, Super Size Me, Tróia, Tupac: Resurrection, Twist of Faith, A Vila, Yesterday - 1
posted by
Viviane at 3:45:00 PM
(0) comments
segunda-feira, janeiro 24, 2005
TEAM McLAREN MERCEDES MP4-20 TESTS IN BARCELONA
The Team McLaren Mercedes MP4-20 Formula One car took to the track for the first time today at the Circuit de Catalunya, Barcelona, Spain, with Kimi Raikkonen at the wheel. The track debut of the team’s 2005 challenger marks the start of an intensive five-day test session, which will see Kimi joined by team-mate Juan Pablo Montoya later this week.
“A lot of time, effort and work has been invested in the new car, with the engineers working more for us than ever before,” said Kimi. “My first impression after these few laps is a good one, however, the work for me and my driver colleagues starts only now.” The Finn will continue to drive MP4-20 until Thursday, when Juan Pablo will take the wheel.
“Since MP4-20 was fired up for the first time at 02:30am on the morning of Thursday 20th January at the McLaren Technology Centre, the anticipatory atmosphere of the car’s initial run within the team has been building and we are pleased to have completed its shakedown this morning,” said Ron Dennis, Team Principal, Team McLaren Mercedes. “Today’s unveiling is the first tangible demonstration of the team’s preparations for the 2005 season, a year that has the potential to be exciting and positive for all the teams, our Partners and the fans alike. There is feverish work taking place across the team to achieve the best possible result for this year”
The design of the MP4-20 has been heavily influenced by significant revisions to both the sporting and technical regulations that govern Formula One in four key areas: engine lifespan, limitations on tyre use, aerodynamics and race weekend format particularly for qualifying.
“A Formula One car is a fully integrated machine,” commented Martin Whitmarsh, CEO Formula One, Team McLaren Mercedes. “As a consequence, regulation changes to the extent we have seen ahead of the 2005 season, have had a major impact on the configuration of the entire package. The revisions created an interesting challenge for our design team under Adrian Newey, Mike Coughlan and Neil Oatley, and the result is a car that looks quite different from last year. Mercedes-Ilmor on the engine side has to cope with similar technical and timescale challenges.
The aerodynamic modifications have led to the most visible differences on the car, to the design of the chassis, which has been exclusively developed in the design office and wind tunnel facilities at the McLaren Technology Centre. These include the raising of the front wing by 50mm, restricting the height of the diffuser to 125mm and bringing the rear wing package forward by 150mm.
McLaren Racing’s Technical Director Adrian Newey added, “With the regulations, particularly on the aerodynamic side, being set comparatively late resulting in even harder and more dedicated work from all members of the team to get MP4-20 on track today. This has seen positive collaboration with all our Technology Partners, particularly Michelin in adapting to the extended use requirements of tyres for the coming season, when they have to last the entire race distance. The spec for MP4-20 was set in May 2004 and this saw the start of wind tunnel work at the McLaren Technology Centre. The timescales have been challenging but that is all part of the excitement of Formula One.
Norbert Haug, Vice President Mercedes-Benz Motorsport, said: "Formula One of generation 2005 creates a host of new challenges for all the engineers involved, as well as bigger cuts and restrictions overall than ever before during the last decade. The engine’s lifespan is doubled due to a change in the regulations, which allows the engines to be replaced only after two races. This modification was announced extremely late, putting even bigger strain on the engine people. Additional strain was caused by the demand that performance be maintained despite the doubling of the lifespan. The new rules concerning the aerodynamic limitations and the use of only one set of tyres per race are no less challenging; it was therefore an interesting and busy winter not only for our engine technicians but also for the team's chassis engineers. With the West McLaren Mercedes MP4-20 we hope to have created a powerful package of chassis, engine and tyres, which will enable us to resume the performance and results which our team scored in the second half of the year and particularly in the final third of the season with last year's MP4-19B."
“Of course, everyone within our organisation was looking forward to the initial laps and results of the MP4-20 on the first test day,” Martin Whitmarsh continued. “The focus in these early stages will be systems, aero and component evaluations before we start looking at more comprehensive programmes towards the end of the week. We have an intensive schedule to complete before the cars leave for Australia on Wednesday 23rd February, which will see us test at Valencia, Jerez and back to Barcelona. By the second week in February at Jerez, we will have the second MP4-20 chassis in attendance, with the third due to come on line in the following week.”
Pedro de la Rosa will test alongside Kimi today in the MP4-19B, evaluating components and systems alongside the programme for the 2005 car, sharing driving duties during the week with Alex Wurz.
posted by
Viviane at 1:41:00 PM
(0) comments
domingo, janeiro 23, 2005
Programa de Domingo

posted by
Viviane at 8:25:00 PM
(0) comments
sábado, janeiro 22, 2005
Digitalizada
Meus pais acabaram de criar um monstro.
Me deram uma câmera digital de presente-de-aniversário-dois-meses-adiantado.
Eu tendo a compulsões, entendam. Vou sair tirando foto de tudo na vida. Desde iogurtes do McDonald's a ingressos de cinema.
U-hu.
posted by
Viviane at 10:12:00 PM
(0) comments
"The Blowers Daughter"
Damien Rice
And so it is
Just like you said it would be
Life goes easy on me
Most of the time
And so it is
The shorter story
No love, no glory
No hero in her sky
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...
And so it is
Just like you said it should be
We'll both forget the breeze
Most of the time
And so it is
The colder water
The blower's daughter
The pupil in denial
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...
Did I say that I loathe you?
Did I say that I want to
Leave it all behind?
I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off you
I can't take my mind...
My mind...my mind...
'Til I find somebody new
posted by
Viviane at 10:02:00 PM
(0) comments
Damage
O Rodrigo usou o adjetivo certo pra definir "Closer": desconcertante.
E lá pelas tantas da madrugada de hoje, pensando no filme, lembrei de uma fala do também desconcertante "Perdas e Danos", do Louis Malle:
"Damaged people are dangerous. They know they can survive."
("Pessoas feridas são perigosas. Elas sabem que são capazes de sobreviver.")
Consigo ouvir perfeitamente a personagem da Natalie Portman dizendo essa frase.
posted by
Viviane at 9:57:00 PM
(0) comments
sexta-feira, janeiro 21, 2005
E por falar em cinema... pra quem quer ter uma idéia de como vai ser o Oscar 2005, aqui estão os vencedores do Golden Globe:
Cinema
Melhor Filme - Drama
O Aviador
Melhor Filme - Musical/Comédia
Sideways - Entre Umas e Outras
Melhor Direção
Clint Eastwood, Menina de Ouro
Melhor Ator - Drama
Leonardo DiCaprio, O Aviador
Melhor Atriz - Drama
Hilary Swank, Menina de Ouro
Melhor Ator - Musical/Comédia
Jamie Foxx, Ray
Melhor Atriz - Musical/Comédia
Annette Bening, Being Julia
Melhor Ator Coadjuvante
Clive Owen, Closer - Perto Demais
Melhor Atriz Coadjuvante
Natalie Portman, Closer - Perto Demais
Melhor Roteiro
Alexander Payne e Jim Taylor, Sideways - Entre Umas e Outras
Melhor Trilha Sonora Original
Howard Shore, O Aviador
Melhor Canção Original
`Old Habits Die Hard`, Mick Jagger e David A. Stewart, Alfie - O Sedutor
Melhor Filme Estrangeiro
Mar Adentro, Espanha
Prêmio Cecil B. DeMille
O homenageado foi Robin Williams.
Televisão
Melhor Série – Drama
Nip/Tuck
Melhor Série - Musical/Comédia
Desperate Housewives
Melhor Ator de Série - Drama
Ian McShane, Deadwood
Melhor Atriz de Série - Drama
Mariska Hargitay, Lei e Ordem: Special Victims Unit
Melhor Ator de Série - Musical/Comédia
Jason Bateman, Arrested Development
Melhor Atriz de Série - Musical/Comédia
Teri Hatcher, Desperate Housewives
Melhor Mini-Série ou Filme Feito para TV
The Life and Death of Peter Sellers, HBO
Melhor Ator de Mini-Série ou Filme Feito para TV
Geoffrey Rush, The Life and Death of Peter Sellers
Melhor Atriz de Mini-Série ou Filme Feito para TV
Glenn Close, The Lion in the Winter
Melhor Ator Coadjuvante de Série, Mini-Série ou Filme Feito para TV
William Shatner, Boston Legal
Melhor Atriz Coadjuvante de Série, Mini-Série ou Filme Feito para TV
Anjelica Huston, Iron Jawed Angels
posted by
Viviane at 10:52:00 PM
(0) comments
Five Stars Movie

posted by
Viviane at 10:47:00 PM
(0) comments
quinta-feira, janeiro 20, 2005
Vi o trailer de De-lovely, a cinebiografia do meu queridíssimo Cole Porter, e já estou dando pulinhos. A crítica detonou o filme, e devo confessar que ver a Alanis Morissette cantando me deu uma pequena agonia. Mas acho que vai valer a pena. Nem que seja só pra cantar loucamente no cinema, mais ainda do que em 24 Hour Party People (quando eu e a Gaybee assassinamos Blue Monday com nossas vozinhas desafinadas).
E falando em Cole Porter, essa é dedicada à minha irmãzinha-grandona, a Elo, que casou no domingo. Be immenselly happy, darling.
Sun tanned, wind blown
Honey mooner at last alone
Feelings high above par
Oh how lucky we are
Because
I give to you and you give to me,
True love, true love.
So on and on it will always be,
True love, true love.
For you and I have a guardian angel
On high with nothing to do,
But to give to you and to give to me,
Love forever true.
For you and I have a guardian angel
On high, with nothing to do
But to give to you and to give to me
Love forever true
Love forever true.
posted by
Viviane at 1:17:00 PM
(0) comments
A Musa acordou e está hiperativa.
Escrever, escrever, escrever. Incrível como eu saio do ar.
posted by
Viviane at 1:13:00 PM
(0) comments
Astounded
2005 engatado na sexta marcha. Como assim, hoje é vinte de janeiro??
posted by
Viviane at 1:11:00 PM
(0) comments
E eu tinha que dar essa notícia aqui no blog, como Excer que se preza...
Gillian weds Julian
Gillian Anderson has quietly tied the knot with her longtime boyfriend, former journalist and documentary filmmaker Julian Ozanne, the actress's London rep confirms to PEOPLE.
Guests tell PEOPLE the low-key affair took place on Dec. 29 on Lamu's Shella island, off Kenya's Indian Ocean coast. Anderson, 36, and Ozanne, 42, were married in a civil ceremony by the local district officer and their union was blessed by a Kenyan priest.
The event was attended only by Anderson's immediate family - who had flown over from the U.S. - and a handful of close friends in the gardens of London socialite Kate Barker's Moroccan-style beach house. A Kenyan choir sang hymns in Swahili, and the bridesmaid was Gillian's 10-year-old daughter, Piper, from her previous marriage (to movie art director Clyde Klotz).
After the ceremony, the couple hosted a dinner of fresh lobsters, crab, and king-size prawns, and fireworks and a fire dancer provided the backdrop.
Veteran London Times Africa correspondent Jonathan Clayton, one of the groom's friends, delivered the keynote address and reminisced fondly of their times together covering the African wars of the 1990s when Julian was a correspondent with the London Financial Times.
Clayton said: "I can confirm it took place. It was a spectacular occasion. They were both delighted, but I would rather not go into details."
Quem me conhece sabe que eu acho a Gillian Anderson o máximo. E não é só por causa da Scully, embora seja mesmo o papel da vida dela (como o Mulder sempre vai ser o do David). Ela é uma atriz maravilhosa e, na vida real, participa de campanhas humanitárias como a da neurofibromatose e pela proteção dos animais. Pouquíssimas vezes se ouve falar da vida particular dela - é o tipo de celebridade que se sustenta pelo talento e não por fofocas.

posted by
Viviane at 11:53:00 AM
(0) comments
terça-feira, janeiro 18, 2005
Sylvia
O filme é no-jen-to. Dá vontade de esbofetear a diretora e a Gwyneth junto. Como se atreveram. Transformaram minha queridinha numa histérica-descontrolada. Poucas vezes xinguei tanto um filme.
O tal Daniel Craig, que faz o Ted Hughes, bem que tenta. Mas o Hughes dele é tão afetado e self-contained que é difícil de acreditar que ela se apaixonaria por um homem assim. Mulheres inteligentes, escolhas insensatas, indeed, mas mulheres inteligentes, escolhas burras é o fim.
Tenho até medo de uma cinebiografia de KM. Melhor deixar pra lá.
posted by
Viviane at 10:40:00 PM
(0) comments
Fundamental
A Meguita de blog-novo-temporário: Flabbergasted. Atualizem os links!
posted by
Viviane at 10:38:00 PM
(0) comments
"Assino embaixo" do dia
"nunca senti tanto calor na vida. em Recífilis, a sucursal do inferno nesse mês de janeiro, qualquer hora do dia ou da noite é sinônimo de calor insuportável. eu fico suada, esbaforida, de mau humor, tudo por conta dessa temperatura do demo, do canhoto, do mequetrefe"
Da Irina. You go girl.
posted by
Viviane at 10:37:00 PM
(0) comments
News Update (antes tarde do que nunca)
E o AF anda dando uma de Rubinho Barrichello: freio de mão puxado é pouco. Mas eu tenho feito tantas coisas (e coisas diferentes) desde que o ano começou, que não tive paciência pra blogar. Não estava no mood, e quando eu não estou no mood, não sai nada.
O Réveillon foi ótimo. A primeira semana de janeiro trouxe novidades e mudanças. Minha vida está andando, e pela primeira vez em muito tempo sinto que é o rumo certo. Nada melhor pra começar um ano.
Estou trabalhando muito, no curso de férias e com meus alunos executivos. O Ibratec está em recesso, o que é ótimo porque alivia minha cabeça de uma tensão que eu não esperava ter que aguentar no fim de 2004. Minha turma do curso de férias é maravlhosa - fomos ver Edukators, ontem, depois da aula; eu já tinha visto o filme com a Gal e a Gabi no sábado, mas aquele é um filme pra se ver duas, três, quatro vezes. Tenho ido ao cinema como doida - cinco vezes em quatro dias, entre a sexta e a segunda. Tenho lido bastante e, melhor, escrito mais ainda.
Semana passada uma amiga de Sampa veio passar férias aqui e eu redescobri lugares da cidade onde não ia há anos. A Capela Dourada, a Oficina Cerâmica Brennand, o Poço da Panela em Casa Forte, o Mosteiro de São Bento em Olinda. Banquei a guia turística, e não sei qual de nós duas se divertiu mais. Me senti em férias sem sair da cidade e sem deixar de trabalhar :)
Ando ouvindo The Killers, é a trilha sonora de janeiro. O André tinha razão: "All these things that I've Done" é sensacional.
Consegui reencontrar, ou pelo menos reestabelecer contato, com amigos com quem não falava há meses. Foi o melhor presente de Ano Novo que eu poderia ter.
Como essa cidade anda quente, meu Deus do céu.
And life goes on. I'm alive and kicking. :)
E o filme do ano, até o momento, é este:

posted by
Viviane at 9:50:00 PM
(0) comments
Soundtrack of the Day
Hallelujah
Jeff Buckley
Well I heard there was a secret chord
that David played and it pleased the Lord
But you don't really care for music, do ya?
Well it goes like this:
The fourth, the fifth, the minor fall and the major lift
The baffled king composing Hallelujah
Hallelujah Hallelujah Hallelujah Hallelujah...
Well your faith was strong but you needed proof
You saw her bathing on the roof
Her beauty and the moonlight overthrew ya
And she tied you to her kitchen chair
She broke your throne and she cut your hair
And from your lips she drew the Hallelujah
Hallelujah Hallelujah Hallelujah Hallelujah...
(Yeah but) Baby I've been here before
I've seen this room and I've walked this floor, (You know)
I used to live alone before I knew ya
And I've seen your flag on the marble arch
and love is not a victory march
It's a cold and it's a broken Hallelujah
Hallelujah Hallelujah Hallelujah Hallelujah...
Well there was a time when you let me know
What's really going on below
But now you never show that to me do ya
But remember when I moved in you
And the holy dove was moving too
And every breath we drew was Hallelujah
Hallelujah Hallelujah Hallelujah
Hallelujah...
[Instrumental]
Maybe there's a God above
But all I've ever learned from love
Was how to shoot somebody who outdrew ya
It's not a cry that you hear at night
It's not somebody who's seen the light
It's a cold and it's a broken Hallelujah
posted by
Viviane at 1:43:00 AM
(0) comments
domingo, janeiro 16, 2005
Soundtrack of the Day
Soraya Queimada
Zéu Britto
Eu queria ter um lança chamas,
Eu queria ter uma fogueira.
Eu queria ter somente um fósforo,
Eu queria ter uma vela acesa.
Pra queimar Soraya, pra ver torrar seu couro,
Pra deixar somente o osso exposto ao Sol.
E depois da meia noite Soraya vai voltar...
Ela vem toda queimada se vingar, se vingar...
Eu quero ver Soraya queimada, Soraya queimada,
Porque Soraya me queimou...
Eu quero ver, quero ver,
Soraya queimada, Soraya queimada,
Porque Soraya me queimou...
Eu queria ácido sulfúrico,
E um litro de álcool tubarão.
Eu queria uma tocha iluminada,
Pra deixar Soraya igual carvão.
E depois da meia noite Soraya vai voltar...
Ela vem toda queimada se vingar,
Pode vir, se vingar...
Eu quero ver Soraya queimada, Soraya queimada,
Porque Soraya me queimou...
Eu quero ver, quero ver,
Soraya queimada, Soraya queimada,
Porque Soraya me queimou...
E doeu...
posted by
Viviane at 7:05:00 PM
(0) comments
sábado, janeiro 15, 2005
Alexander
Depois de todas as críticas que eu li esculhambando o filme, eu esperava uma bomba pesada (tipo Pearl Harbour, uma das coisas mais pavorosas que vi no cinema). Mas nem é tão ruim assim. Há umas inconsistências históricas meio difíceis de engolir, e o filme dá mais ênfase ao relacionamento entre Alexandre e Hefestião do que às conquistas do rei, que é onde o roteiro deveria ter sido baseado. E, como o texto abaixo menciona, a montagem é equivocada principalmente ao colocar um evento crucial como o assassinato de Filipe II lá pro final do filme. Colin Farrell está mal dirigido - ele é geralmente um ator muito competente (considerações estéticas à parte, hehehe), mas não passa de razoável aqui. Jared Leto e Anthony Hopkins estão desperdiçados, o que é um crime, principalmente pra quem viu o trabalho do primeiro em "Réquiem para um Sonho". E Angelina Jolie está ridícula com um sotaque que estava me dando agonia. Eu e a Gal discordamos quanto à música de Vangelis - eu gostei, ela achou grandiloquente - mas concordamos em uma coisa: "Alexandre" teria sido um filme melhor nas mãos de Peter Jackson ou Wolfgang Petersen (ou mesmo Ridley Scott).
Oliver Stone esbanja excessos em "Alexandre"
Por Kirk Honeycutt
HOLLYWOOD (Hollywood Reporter) - No filme "Alexandre", estréia da sexta-feira, o diretor Oliver Stone retrata seu protagonista como se ele fosse um roqueiro dependente da glória e da fama, que vai impelindo a si mesmo e a sua banda numa turnê que ameaça não acabar nunca.
E ele próprio, Stone, faz o mesmo com seu filme, levando-o sem parar rumo à glória cinematográfica -- com mais e mais batalhas, mais e mais melodrama e mais e mais brilho visual --, num percurso que toma três horas longas e cansativas.
"Alexandre" mapeia a carreira militar estarrecedora do rei macedônio (Colin Farrell) que viveu no século 4 a.C., cujas conquistas lhe valeram a alcunha de "Alexandre, o Grande" ou "Alexandre Magno".
O filme perde o norte já em sua parte inicial e a todo momento esbanja excessos. Os atores proferem discursos longos e pesados, as imagens se repetem com frequência, e a música de Vangelis martela os ouvidos do espectador, aparentemente sem descanso.
Em nenhum momento, porém, se pode dizer que "Alexandre" seja enfadonho. A derrota retumbante que Alexandre impõe ao exército persa na batalha de Gaugamela, em meio a nuvens de poeira amarela, é cinema instigante. Babilônia, com seu lendário jardim suspenso, não decepciona quem conhece sua reputação de ser uma das sete maravilhas da antiguidade. Os melodramas da história frequentemente são picantes -- e, com frequência, pelas razões equivocadas.
O público alvo de "Alexandre" é sobretudo o masculino, tanto hetero quanto homossexual. Mas a história é relatada de maneira tão bombástica e exagerada que em muitos momentos provoca risos de escárnio.
E os sotaques absurdos falados por um elenco que não pára de despejar diálogos pouco convincentes provocam o distanciamento ainda maior do espectador.
ALEXANDRE, O DÂNDI?
Quando morreu, antes de completar 33 anos, Alexandre (356-323 a.C.) já tinha percorrido 35 mil quilômetros e formado um império de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, estendendo-se das atuais Grécia e Turquia até o Egito e partes da Índia. Em toda sua vida, ele nunca perdeu uma única batalha.
É evidente que qualquer filme que se proponha a mostrar sua vida, mesmo que apenas arranhe a superfície dela, terá que descrever um jogo de amarelinha temporal, saltando de um momento para outro.
Oliver Stone optou por demorar-se em cenas que revelam a formação do conquistador, seu relacionamento intenso com seu amigo de infância Hephaistion, o exotismo das terras que conquistou e sua crença inabalável de que o caminho que percorreu rumo à glória formava um paralelo com o de seu ídolo, o lendário guerreiro grego Aquiles.
Stone, que escreveu o roteiro juntamente com Christopher Kyle e Laeta Kalogridis, relata a história através dos olhos envelhecidos de Ptolomeu (Anthony Hopkins, grisalho e de túnica branca), que foi confidente de Alexandre e está ditando suas memórias na Biblioteca de Alexandria.
As cenas iniciais estabelecem o ambiente em que Alexandre se criou: em sua cama, cercada de serpentes, sua mãe Olympia (Angelina Jolie) ensina seu filho a segurar uma cobra sem hesitar.
A cena de carinho maternal é interrompida por uma tentativa de estupro de Olympia cometida pelo bêbado e selvagem pai de Alexandre, o rei Felipe da Macedônia (Val Kilmer, descabelado e gordo), um monarca vulgar que, entretanto, teve um filho cortês e elegante.
Em seguida, cenas de luta livre entre garotos apresentam ao espectador o amigo que foi a alma gêmea de Alexandre, Hephaistion. Uma aula de Aristóteles (Christopher Plummer) permite que o sábio trace a rota que Alexandre seguirá para conquistar seu império e lhe ensine as virtudes do amor.
Seu pai lhe transmite pequenas pérolas de sua "sabedoria": "as mulheres são mais perigosas do que os homens", "um rei deve saber que precisa ferir aqueles a quem ama". Sua mãe lhe enche a cabeça de fofocas maldosas sobre seu pai. Alexandre e Hephaistion se agarram, numa amizade amorosa.
Em seguida, vemos os dois já homens feitos, encarnados por Colin Farrell e Jared Leto. Oliver Stone faz Farrell ter longas madeixas loiras, em estilo Brad Pitt, com figurinos e maquiagem que a tal ponto afeminam o guerreiro que, mais do que o Grande, ele parece Alexandre, o Dândi.
NOITE DE NÚPCIAS MAIS BIZARRA DO CINEMA
O filme avança célere, galopando de um discurso grandioso para uma cena de batalha, e de volta para outro discurso. Só existe um lapso cronológico muito estranho. Oliver Stone opta por passar ao largo da morte de Felipe e da tomada de sua coroa por Alexandre, para que possa fazer um flashback para essa cena mais tarde no filme, quando, evidentemente, ele imagina que ela terá impacto maior. Mas o estratagema não funciona.
Tentando compreender os anos que Alexandre passou na Ásia, quando deveria estar consolidando e governando seu império, Stone postula que o conquistador estava, na realidade, fugindo de sua mãe e buscando outros jovens "amigos".
Enquanto isso, sua mãe, drapejada de serpentes, dita cartas ao filho famoso desde seus aposentos no palácio, oferecendo a ele conselhos aos quais ele não dá ouvidos.
O grande amor da vida de Alexandre é Hephaistion, mas nem por isso ele deixa de passar tempo com dançarinos vestidos de mulheres. Seu casamento surpreendente com Roxane (a deslumbrante Rosario Dawson), uma dançarina encontrada na fronteira de seu império (na região do atual Afeganistão), é visto como artifício que visa unificar o império, sem falar em gerar um herdeiro para Alexandre.
A união dá lugar a uma das noites nupciais mais bizarras da história do cinema, que inclui uma tentativa de estupro por parte de Alexandre, agressões mútuas e uma faca colocada contra a garganta do guerreiro.
As cenas dessa natureza se sucedem, mas não chegam a lançar luz nova sobre a história. Do mesmo modo, as cenas de batalhas são espetaculares, mas o espectador se perde em meio à carnificina toda.
Em termos técnicos, "Alexandre" tem batalhas instigantes, ambientes visualmente deslumbrantes e figurinos brilhantes. Mas, em lugar de formarem um todo coerente, os elementos parecem brigar entre si pela atenção do espectador. Falta ao filme uma visão coesa de quem Alexandre, o Grande, realmente foi como homem e figura histórica.
posted by
Viviane at 11:06:00 AM
(0) comments
quinta-feira, janeiro 13, 2005
A Doutora Ju me manda o endereço do Tsunami Help - e estou compartilhando com vocês. E estou citando o texto dela, também:
Gente se oferecendo pra tudo. Oferecendo mão-de-obra, máquinas, serviços médicos, restauração das telecomunicações, gente que se oferece para guiar os voluntários (muitos estão indo por conta própria, sem saber nem o que fazer, no afã de ajudar). Engenheiros que se oferecem para cozinhar, médicos que querem ajudar a reconstruir as casas, que se oferecem como intérpretes, um cara com MBA aceita fazer qualquer coisa, uma moça de Harvard oferece suas férias, uma romena sem recursos gostaria que a levassem para lá, uma moça que sabe falar tamil (língua do Sri-Lanka), uma professor canadense que fala três línguas (inglês, francês e árabe) oferecendo três meses de suas férias e pagando sua passagem. Um brasileiro, especialista em DNA, quer ajudar a identificar os mortos e agradece por poder ajudar!
Uma escola em Paris se oferece para reconstruir e manter outra escola na Ásia, uma ONG adotou 20 crianças que ficaram órfãs, outros pedem leite em pó e comida de bebê. E alertam para algo que eu havia comentado aqui em casa: além de sair caro transportar, os alimentos doados podem não ser consumidos por motivos religiosos ou culturais. Aprendi isso lendo Pearl Buck (obrigada mamãe).
E, maravilha! "as pessoas que querem ajudar não precisam ir às áreas de desastre". Eles estão precisando de pessoas com habilidades em computação básica, nada de programação. Contatos através do site ou pelo seaeatvolunteers@yahoo.com.
Se você continua querendo ir, lá vai:
if you would like to volunteer your services or time over the next three months :
current activity locations are in India, sri lanka and Indonesia.
the volunteers will be accommodated and fed.
initially medical trained individuals are preferred.
activity right now includes food camps and medical camps.
www.humanityfirst.org.uk
If interested email info@humanityfirst.org.uk
please include any:
previous experience
blood group
available dates
immunisations
medical history
Humanity first http://www.humanityfirst.org.uk
Do site da UNICEF Brasil
O escritório do UNICEF no Brasil não tem condições de custear o transporte de donativos, como roupas e alimentos. Por esse motivo, prefere receber doações em dinheiro.
O escritório do UNICEF no País, pela primeira vez, rompeu a regra de só arrecadar recursos no Brasil para investir nas crianças e nas famílias brasileiras. A decisão justifica-se por se tratar de um caso extraordinário, de extrema gravidade e enorme sofrimento. Os brasileiros podem colaborar fazendo sua doação em reais em uma das duas contas abertas para essa finalidade. Não existe um valor mínimo para as doações.
Os depósitos deverão ser feitos em favor do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, no Banco do Brasil ou no Banco Itaú.
Banco do Brasil – agência 3382-0, conta corrente nº 404700-1
Banco Itaú – agência 0542, conta corrente nº 40140-1
O CNPJ do UNICEF é o 03744126/0001-69.
Usuários de cartões American Express no Brasil também podem fazer doações ao UNICEF para ajudar as crianças dos países mais afetados pelas ondas gigantes. Os interessados devem ligar para 0800 78 5050 ou acessar o site: www.americanexpress.com.br/debitoexpress
O apelo do UNICEF – parte de um apelo mais amplo feito pelas Nações Unidas na semana passada em Jacarta – destina-se a responder às necessidades mais imediatas das crianças, e inclui:
• Imunização de emergência para prevenir doenças infantis fatais;
• Abastecimento de água potável e fornecimento de saneamento básico;
• Alimentação especial para crianças desnutridas e mulheres grávidas;
• Cuidados para crianças traumatizadas;
• Proteção de crianças órfãs e separadas das famílias; e
• Fornecimento de kits educativos e recuperação de escolas a fim de assegurar o regresso às aulas o mais depressa possível.
posted by
Viviane at 1:02:00 PM
(0) comments
segunda-feira, janeiro 10, 2005
Monday at the movies
Ouvi esta música no trailer de Sideways e fui catapultada pro meio dos anos 90.
All I can say is that my life is pretty plain
I like watchin the puddles gather rain
And all I can do is just pour some tea for two
And speak my point of view but itts not sane, its not sane
I just want someone to say to me
I'll always be there when you wake
Ya know I'd like to keep my cheeks dry today
So stay with me and I'll have it made
And I don't understand why I sleep all day
And I start to complain that/g/ge/george_s__kaufman.html">George S. Kaufman
posted by
Viviane at 10:57:00 PM
(0) comments
sábado, janeiro 01, 2005
Happy 2005
Perspectiva é a palavra de ordem em 2005. E que seja um ano de paz.
posted by
Viviane at 1:04:00 PM
(0) comments
|