segunda-feira, fevereiro 17, 2003
Do blog da Gil:
Inspetor da FIA faz vistoria em Interlagos
São Paulo - Os boxes 2 e 3 de Interlagos deverão receber os carros dentro do regime de "parque fechado" durante o Grande Prêmio do Brasil, marcado para os dias 4, 5 e 6 de abril. O inspetor de segurança da entidade Charlie Whitting aproveitou a vistoria oficial que fez neste domingo ao autódromo para já escolher o local onde os carros serão levados depois dos treinos da sexta-feira e do sábado, segundo informação foi prestada pelo diretor de prova do GP do Brasil, Carlos Montagner.
No entanto, a novidade que a FIA pretende introduzir na Fórmula 1 a partir deste ano, ao lado de uma série de outras mudanças, precisará ser aprovada no encontro do Grupo Técnico da entidade prevista para terça-feira em Paris.
Na manhã deste domingo, Carlos Montagner se reuniu com Whitting pela manhã e o acompanhou na visita a pé pela pista no início da tarde. Whitting recebeu dos promotores o plano operacional do GP do Brasil e discutiu as alterações propostas pela FIA, a maioria das quais ainda provocando dúvidas até mesmo entre as equipes.
"Ele disse, por exemplo, que o procedimento nos treinos livres de duas horas na sexta-feira será o mesmo de até agora. Ou seja, se um carro parar na pista por qualquer motivo, será rebocado para um local seguro e só voltará para os boxes no fim dos ensaios", afirmou Montagner.
Renault, Jordan e Minardi utilizarão os treinos da sexta-feira. A Jaguar anunciou na sexta-feira passada a intenção de se juntar às três equipes, mas a FIA ainda não decidiu se a inscrição do time inglês será aceita.
O diretor de prova do GP do Brasil também ouviu do inspetor de segurança da FIA uma explicação sobre o sistema de classificação individual.
"O piloto entrará no circuito e iniciará a primeira volta. Quando abrir a única volta rápida a que tem direito, a luz verde na saída deos boxes será acesa. O piloto que estiver saindo terá 30 segundos antes que a luz fique vermelha novamente.
Caso aconteça um incidente qualquer com o carro que já estiver na pista que possa atrapalhar o seguinte, como uma quebra que o deixe lento, um motor que estoure ou qualquer outro, será dada a bandeira vermelha paralisando a sessão, a fim de permitir uma segunda chance àquele que for prejudicado. O que não está certo ainda é se esse piloto voltará imediatamente para a pista ou se terá de esperar até o último da fila", comentou Montagner.
De acordo com Luís Ernesto Morales, engenheiro-chefe da organização do GP do Brasil, Whitting aprovou o ritmo dos trabalhos que vêm sendo feito em Interlagos.
"É a primeira vez que ele vem vistoriar o autódromo e as obras já foram iniciadas", disse.
Praticamente todo o sistema de drenagem está sendo revisto, assim como as áreas de escape, as barreiras de pneus e grande parte das zebras. O asfalto está sendo substituído em três pontos, na tentativa de corrigir o antigo problema das ondulações do piso - casos da retinha entre o Lago e a curva do Laranjinha e o início da subida da reta dos boxes - ou para solucionar os danos causados por infiltrações no trecho que vai da curva do Pinheirinho até quase o Bico de Pato.
A previsão é de que 95% dos trabalhos estejam concluídos dia 15 de março. A parte final, que se resume praticamente ao acabamento dos serviços de paisagismo, deverá estar pronta dia 22 de março, data prevista para o grande simulado que envolverá todos os setores da organização do GP do Brasil.
Falta pouco agora!
posted by
Viviane at 6:25:00 PM
|