terça-feira, fevereiro 11, 2003
Good luck, Emmo!
Da Folha online:
Emerson volta a ter equipe, agora na Indy
Ex-piloto, que fracassou com a Copersucar na F-1, retoma idéia de ser dirigente e divulga criação de time
(Fabio Seixas)
Um sócio americano, um piloto português e um orçamento estimado em US$ 6 milhões (cerca de R$ 21 milhões). Com essa estrutura, Emerson Fittipaldi, 56, retomou ontem sua aventura como dono de equipe em uma categoria de elite do automobilismo.
O anúncio foi feito em São Paulo, 21 anos após a quebra da Copersucar, sua escuderia na F-1.
Dessa vez, Emerson tentará a sorte na Indy, campeonato que "descobriu" em meados dos 80, abrindo caminho para uma legião de brasileiros nos anos seguintes.
O nome do time será Fittipaldi-Dingman, e o piloto, Tiago Monteiro, 26, que no ano passado disputou a F-3000 Internacional.
"É um dia muito feliz para o automobilismo brasileiro. É um momento importante para a Cart [entidade que organiza a Indy] e para mim, pessoalmente. Depois de correr por tanto tempo, estou pronto para competir do outro lado do muro, comandando uma equipe", afirmou Emerson, bicampeão da F-1 (1972 e 1974) e campeão da Indy (1989), que deixou de correr em 1996 após um acidente no oval de Michigan.
O próprio Emerson classifica a estrutura do time, neste primeiro ano, de "modesta". Pelo menos nas primeiras provas, sua equipe terá apenas um carro. Dependendo de novos patrocinadores, porém, um segundo equipamento pode ser disponibilizado para o brasileiro Hoover Orsi, campeão da F-Atlantic em 2001.
"Vai ser um início difícil, com objetivos bem modestos. Mas queremos crescer nos próximos três ou quatro anos", declarou.
A comparação com sua fracassada investida na F-1 foi inevitável. "O tipo de operação é diferente. Na F-1, o desafio é construir o próprio carro. Na Indy, a dificuldade é outra, pois os carros são todos iguais. A diferença está no piloto, no acerto do equipamento. E, com minha experiência como piloto, sei que posso ajudar."
A modéstia parece mesmo ser a marca do time. A começar por sua sede, em Indianápolis, dividindo espaço com a Conquest Racing, pela qual correrá o brasileiro Mario Haberfeld. O chassi será o Reynard, usado por apenas seis dos 19 carros do grid. Por fim, a Fittipaldi-Dingman não participou do Spring Training, o treino pré-temporada da Indy, que aconteceu na semana passada.
A única exceção parece mesmo ser o sócio de Emerson no projeto, o empresário americano James Dingman, 29. Sua família é uma das grandes acionistas da Ford, que será a única fornecedora de motores da Indy em 2003.
No evento, Emerson confirmou a venda dos direitos de transmissão da Indy para a Rede TV!. A emissora vai exibir, ao vivo, as 19 etapas do campeonato, diferentemente do que SBT e Record fizeram nas últimas temporadas.
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Viviane at 10:26:00 AM
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