segunda-feira, março 10, 2003
Pra quem perdeu (né, seu Wann?), o resumo do GP da Austrália:
David Coulthard vence o emocionante GP da Austrália de F-1
Da Redação UOL
Em São Paulo
O escocês David Coulthard, da McLaren, surpreendeu e conquistou a vitória no GP da Austrália, abertura da temporada 2003 da F-1. Foi a 13ª vitória da sua carreira.
A corrida foi a primeira sob novas regras estipuladas pela FIA para tornar a categoria mais equilibrada. E deu certo. O GP da Austrália foi emocionante do início ao fim, com várias ultrapassagens e muitas alternativas em relação à estratégia de paradas nos boxes.
Mais do que isso: a maior prova da mudança foi a quarta colocação do alemão Michael Schumacher, da Ferrari, atual pentacampeão do mundo. Ele fez um pit stop a mais do que os concorrentes que chegaram à sua frente.
É a primeira vez desde o GP da Europa, disputado em setembro de 99, que a Ferrari fica fora de um pódio na F-1. E a primeira vez desde o GP dos EUA de 2000 que Schumacher não ocupa a liderança do Mundial.
O segundo colocado em Melbourne foi o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, com o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, em terceiro.
Completando a zona de pontuação, terminaram o italiano Jarno Trulli, da Renault, o alemão Heinz-Harald Frentzen, da Sauber, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, e o alemão Ralf Schumacher, da Williams -agora, com as novas regras, os oito primeiros colocados pontuam.
Nenhum brasileiro conseguiu terminar a corrida. Rubens Barrichello errou na sexta volta e bateu sua Ferrari quando estava em segundo lugar, atrás de Schumacher. Na volta seguinte, o estreante Cristiano da Matta, da Toyota, também errou, rodou e teve de abandonar. Antonio Pizzonia, da Jaguar, teve problemas mecânicos a seis voltas do final.
A prova
Rubens Barrichello queimou a largada ("o carro começou a andar sozinho", explicou), mas nem assim conseguiu tomar a liderança do pole Schumacher. Após a primeira volta, as Ferraris já abriram uma larga distância para o terceiro, o alemão Nick Heidfeld, da Sauber.
O colombiano Montoya, terceiro na largada, passou Heidfeld e retomou a posição logo na segunda volta.
A impressão era a de que, apesar das mudanças da FIA, as Ferraris dariam mais um show ao melhor estilo, como na temporada passada inteira. Mas tudo mudou na sexta volta, quando Barrichello se distraiu conversando com a equipe, entrou forte demais em uma curva e acabou perdendo o controle do carro.
Logo depois, o estreante inglês Ralph Firman, da Jordan, bateu no mesmo lugar. Os dois carros deixaram muitos detritos na pista de Melbourne.
Na sétima volta, Michael Schumacher surpreendeu e foi para os boxes, mostrando que havia feito a pole ontem com um carro bem leve. A Ferrari teve problemas com um dos pneus, e o alemão perdeu tempo.
Na volta seguinte o safety car acabou entrando na pista devido aos acidentes de Barrichello e Firman. Aí, foi um show de carros entrando nos boxes para reabastecer. Alguns aproveitaram para trocar pneus intermediários (choveu durante toda a manhã na Austrália) por pneus para pista seca.
Os que não pararam foram Montoya, Jarno Trulli, Ralf Schumacher, Mark Webber e Raikkonen. Com os carros andando em fila indiana, Michael Schumacher era o sexto.
Após três voltas, a prova foi reiniciada. Algum tempo depois, o australiano Webber viu a suspensão traseira de seu Jaguar quebrar em plena reta, ficando parado na pista. Nova entrada do safety car, com muitos carros indo para o pit stop.
Quem não parou foi o finlandês Raikkonen, o que explica a sua péssima posição de largada. O piloto da McLaren havia ido para os treinos oficiais com o tanque cheio, fazendo por isso somente o 15º tempo. Na prova, sem parar nos boxes, ele já era o líder, com Schumacher em segundo.
O alemão não conseguiu fazer a ultrapassagem, apesar das tentativas, e acabou indo para os boxes para fazer seu segundo pit antes mesmo de Raikkonen entrar pela primeira vez, o que só ocorreu na 33ª volta.
A partir daí, três momentos decisivos definiram a vitória de David Coulthard, que fez uma prova correta, sem cometer erros e sem se arriscar.
Primeiro, Raikkonen teve de cumprir punição por exceder o limite de velocidade nos boxes. Depois, algo raro: soltaram os defletores (peça aerodinâmica) da Ferrari de Schumacher. O alemão recebeu uma bandeira preta e foi obrigado a fazer seu terceiro pit.
E a 11 voltas do fim, Montoya, que liderava com tranquilidade, errou sozinho e rodou na pista. O colombiano ainda voltou e ficou na segunda posição, mas não conseguiu mais alcançar o escocês Coulthard, que recebeu a vitória de bandeja.
A segunda etapa da temporada da F-1, com promessa de mais emoções, será realizada dentro de duas semanas, na Malásia.
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Viviane at 10:15:00 AM
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