domingo, maio 25, 2003
Ferran estraga sonho, vence e deixa Castro Neves em segundo
Gazeta Esportiva - 16:09 - 25/05/2003
Um brasileiro e justamente o companheiro de equipe estragou o sonho de Helio Castro Neves de ser tricampeão e fazer história nas 500 Milhas de Indianápolis. Na prova disputada na tarde deste domingo, a vitória ficou com o brasileiro Gil de Ferran, que venceu a prova pela primeira vez.
Castro Neves terminou as 500 Milhas a apenas 0s3 da vitória, terminando em segundo lugar. O Brasil ainda dominou o pódio com o brasileiro Tony Kanaan na terceira colocação.
A corrida
Pole position, Castro Neves começou bem a prova e manteve a ponta na largada. O piloto da Penske seguiu na frente até a 15ª volta, quando a norte-americana Sarah Fisher bateu e o brasileiro resolveu parar nos boxes.
Com a parada, o neozelandês Scott Dixon aproveitou e assumiu a liderança, seguido pelo brasileiro Aírton Daré, último colocado, que assumiu o segundo lugar. Após o pit stop de Dixon, a liderança foi assumida por Michael Andretti, que manteve o primeiro lugar até a 68ª volta, quando foi ultrapassado por Scheckter.
A partir daí, Andretti, Scheckter e Castro Neves protagonizaram uma disputa eletrizante, com os três trocando de posições constantemente. Atrás deles, o brasileiro Gil de Ferran travava uma disputa particular com o japonês Toka Takagi.
Na 90ª volta, Andretti teve problemas mecânicos e abandonou a prova, deixando a briga pela liderança entre Scheckter, que manteve a ponta, e Castro Neves. Neste momento, quem começou a crescer nas 500 Milhas foi Tony Kanaan. O baiano passou a ultrapassar adversários em seqüência e já era o quarto lugar no final da 120ª volta.
Oito voltas depois, o brasileiro Aírton Daré sofreu acidente e a prova foi paralisada com a bandeira amarela. Neste momento, os dois ponteiros foram para os boxes e a Penske trabalhou melhor, deixando Castro Neves na liderança. Scheckter voltou mal e passou a ser pressionado por Gil de Ferran e Kanaan.
A partir daí, os dois brasileiros iniciaram uma verdadeira caça ao sul-africano e conseguiram a ultrapassagem na 134ª volta, deixando Scheckter apenas na quarta posição, atrás do trio brasileiro.
Embalado, Gil de Ferran conseguiu ultrapassar Castro Neves e manteve a liderança. Na 170ª volta, dois acidentes levaram a prova a ficar sob bandeira amarela por mais de 16 voltas. Na relargada, na 187ª volta, o norte-americano Dan Wheldon perdeu o controle do carro, capotou e ficou de ponta cabeça, mas saiu ileso do carro.
A prova ia ser retomada, quando Dixon rodou na reta dos boxes e interrompeu a prova até a 195ª volta, quando as 500 Milhas recomeçou. Ferran largou bem e manteve a liderança. Castro Neves tentou uma aproximação, mas não conseguiu e perdeu a chance de ser tricampeão nas 500 Milhas.
posted by
Viviane at 6:30:00 PM
|