sexta-feira, abril 23, 2004
Eu acho que qualquer mudança que devolva o controle do carro exclusivamente ao piloto é muitíssimo bem-vinda.
FIA apresenta proposta de mudanças para a F-1 2008
Fonte: F1 na Web - Rafael Radesca
A FIA divulgou na manhã dessa sexta-feira um nota com detalhes sobre o regulamento técnico que pode entrar em vigor na F-1 a partir de 2008. A mudança, que afeta praticamente todas as áreas, só ocorrerá após o vencimento do Pacto de Concórdia existente, que vai até o fim de 2007. Todas as novas regras serão encaminhadas para o Conselho Mundial da FIA até o dia 30 de junho, para votação.
Acompanhe a seguir os principais pontos do novo regulamento:
Adoção de motores V8 de 2,4 litros.
Câmbio Manual.
Proibição da direção hidráulica.
Proibição do controle eletrônico do diferencial.
Freios padronizados para todas as equipes.
Peso mínimo do carro diminuído em 50 Kg, para eliminar a necessidade do uso do lastro pelas equipes.
Especificações aerodinâmicas e de pneus serão publicadas até o dia 31 de Dezembro desse ano, para determinar metas de velocidades em curvas e retas, performance dos freios e aderência dos carros.
A largura dos pneus dianteiros deve ser diminuída, enquanto que o pneu traseiro deve ser mais largo, tendo e vista aumentar o arrasto.
Se a classificação continuar sendo feita com o nível de combustível pronto para a corrida (o que não foi decidido ainda), será discutida uma proposta que limitaria anualmente o nível de combustível disponível nos boxes das equipes.
Carros-reserva serão proibidos.
Os carros serão mantidos no parque fechado durante todo o fim de semana, e não apenas de sábado para domingo, como é hoje em dia.
Apenas um fornecedor de pneus.
Limitação nos testes privados. O controle será feito pela distância percorrida e não mais pelo número de dias.
Adoção de dois jogos de pneus de classificação idênticos para serem usados na sexta e no sábado.
O treino de sexta-feira voltará a ser classificatório
O formato do treino de sábado será discutido entre os organizadores, as equipes e as TV´s que transmitem o evento.
Proibição de troca de pneus nos Pit-Stops (a não ser em caso em que apresentem danos)
Abastecimento continua permitido nos Pit-Stops
Cada construtor poderá pontuar com no máximo quatro carros por corrida (dois por equipe), incentivando as equipes a trocarem informações com novos times que entrarem na categoria. Não haverá restrições na troca, venda ou empréstimos de chassis e componentes entre os times.
Deverão haver 12 equipes ao invés das 10 atuais
Qualquer mudança técnica ou desportiva será feita com a aprovação da maioria, descartando a necessidade de unanimidade.
Apenas um motor para cada 2 corridas.
Haverá uma reunião da FIA com as equipes dia 4 de julho, em Mônaco, para discussão dessas propostas.
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Viviane at 10:17:00 AM
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