segunda-feira, março 06, 2006
Hã?????
Esta foi a minha reação ontem ao ver Crash premiado como melhor filme de 2005. Como bem disse a Gil: a Academia continua a mesma, medrosa, previsível e conservadora.
Não que Crash seja um filme ruim. Muito pelo contrário. Mas não é, nem de longe, o melhor dos cinco indicados. Quando eu votei no bolão ontem, fui no que achava que ia acontecer; achava realmente que todo o zum-zum-zum em torno do Hoffmann (que NÃO latiu, Meg!) ia terminar dando zebra. Quebrei a cara, mas ele mereceu, pelo menos (ainda que eu continue insistindo que a performance dele é técnica demais e isso é pra teatro, não cinema).
Então, por merecimento, eu iria em Boa Noite e Boa Sorte tranquilamente. Inclusive pra diretor e roteiro, que eu achei de uma precisão absurda do Clooney (que, por sinal, roubou a noite - era o mais elegante, fez um discurso correto e saiu consagrado). E na hora de votar pra roteiro, fui em Match Point porque o Woody Allen há tempos não fazia um filme tão espetacular - e eu achei que a Academia fosse premiar isso.
O crítico do Cinema em Cena, Pablo Vilaça (que acha o Oscar de Crash merecido) comentou o seguinte hoje:
A Academia perdeu, aqui, uma imensa oportunidade de se mostrar realmente tão liberal quanto gosta de parecer, demonstrando que, por trás de sua fachada de vanguarda, há uma legião de velhinhos preconceituosos que não admitem o amor entre pessoas do mesmo sexo.
Da mesma forma que se recusou a correr um grande risco (político, inclusive) e reconhecer o Estado Palestino ao não premiar Paradise Now (que não vi e não posso comentar), que venceu o Globo de Ouro e que, como Brokeback Mountain, era o favorito.
As únicas "concessões" foram com os coadjuvantes, ambos merecidíssimos - Rachel Weisz é a força motriz de O Jardineiro Fiel, e aposto que o Fernando Meirelles está feliz da vida. Indiretamente, ela deu o Oscar ao Brasil este ano, e por um filme brilhante. Clap, clap, clap. Já o George Clooney (que subiu ao palco sabendo que tinha perdido ali o prêmio de direção) faz um trabalho incrível em Syriana, ao ponto de não ser reconhecido por algumas pessoas. E ele também é um excelente coadjuvante no próprio Boa Noite e Boa Sorte!
Memórias de Uma Gueixa levou todos os prêmios que deveria (eu torcia muuuuito pela linda fotografia em preto e branco de Boa Noite e Boa Sorte, mas a Academia é uma chata mesmo), e eu cheguei a achar que o John Williams ia levar o Oscar de trilha mais uma vez. Merecido, entanto, o prêmio para a música delicada de Brokeback Mountain.
Agora, cá entre nós, como é que dão o prêmio de direção pro Ang Lee e não pro Paul Haggis? Decidam-se, pessoas. Nunca entendi esse negócio do melhor filme não ter a melhor direção...
Gargalhadas da noite: os pinguins no palco, o tropeção da Jennifer Garner (linda, linda, e uma querida como sempre), o laço horroroso do vestido da Charlize, e o roteirista de Brokeback Mountain, que foi pra cerimônia de jeans (!).
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Viviane at 8:14:00 AM
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